Projeto de Ciências

PROJETO: Animais – conhecer para preservar! Xó extinção! Elaborado por: Ana Beatriz

INTRODUÇÃO:

Trabalhar com crianças na faixa etária das 3ª séries pressupõe buscar temáticas atraentes e significativas que possibilitem um trabalho de atrelar aos conteúdos das disciplinas oportunizar os alunos de colocarem o conhecimento prévio que tem do assunto, de tornar próxima a aprendizagem, de motivar a participação e de ampliar o repertório de forma contextualizada tranqüila e enriquecedora. Às vezes se faz necessário partir do óbvio para atingir metas e objetivos pedagógicos.

A partir desta reflexão e deste contexto que desenvolver um trabalho com tema Animais foi tomando maior forma e maior consistência.

Porém, a temática “animais” abre um leque de conhecimento muito grande e ao se trabalhar com projetos é necessário delimitar o campo de estudo. Assim, surge a idéia de trabalhar com os animais em risco de extinção partindo do pressuposto que Ciência é um fazer humano. É um método de aprendizagem que pressupõe habilidades como: observação atenta, formulação de hipóteses e sistematização de informações. Através de sua ação prática torna-se uma atividade coletiva, isto é, reconhece o indivíduo em um contexto natural abrangente que está em permanente transformação e evolução. Sendo assim, desenvolve valores essenciais no individuo como a prática do trabalho em grupo e do compartilhar, o respeito a diversidade, e a co-responsabilidade para o equilíbrio e a manutenção do planeta

As atividades propostas têm como objetivo aproximar os alunos de alguns animais considerados em risco de extinção: mico leão dourado, onça pintada, suçuarana, jaguatirica, tucano de bico verde, papagaio-de-cara-roxa, jacaré de pão amarelo, lobo guará, baleia azul, leão marinho, tamanduá bandeira e tartaruga de pente; e através dos estudos dos textos informativos, dos vídeos, que cabe uma mudança de atitude para evitar que estes animais se tornem extintos e o que significaria para todo o ciclo da natureza.

Além disso, proporciona uma investigação sobre os animais pré-históricos e o motivo de não existirem mais na natureza.

Objetivo geral: Desenvolver no aluno competências que lhe permitam compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive. Fomentando – o a formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes. Possibilitar o aluno, a saber, combinar leituras, observações, experimentações, registros, etc., para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informações e valorizar o trabalho em grupo como forma cooperativa para a construção coletiva do conhecimento.

Habilidades
  Leitura e interpretação de diferentes linguagens; textos narrativos, informativos; mapas; fotos; gravuras; desenhos; gráficos; tabelas e outros.

 Escrita para a produção de textos em diversas linguagens e para a organização e registro de informações.

 Expressão oral: exposição de idéias com clareza, argumentação coerente e a capacidade de análise de argumentações de outras pessoas.

 Análise e interpretação de fatos e idéias, incluindo a coleta e organização de informações, estabelecimento de relações e a formulação de perguntas e hipóteses.

CONTEÚDOS ARTICULADOS AO PROJETO

Língua Portuguesa, Ciências, Matemática e Geografia

• Listas e pequenos testos informativos: estrutura textual, aspectos informativos e interpessoal da linguagem.

• Construção de sentido na produção escrita de textos: relação de significado entre as frases;

• Revisão da escrita como procedimento para aperfeiçoar o texto;

• Linguagem oral e escrita

• Uso da letra maiúscula;

• Separatibilidade entre as palavras

• A vida no passado da Terra

• Os dinossauros e mamíferos pré-históricos do Brasil

• Os diferentes modos de vida dos vertebrados (a vida na terra, na água e no ar)

• As condições climáticas e adaptação à vida nos desertos, nos pólos e nas florestas.

• Características dos principais grupos de mamíferos

• Mamíferos que vivem no Brasil

• Noções e conceitos centrais: transformação, ciclo e interação, adaptação e diversidade, matéria, vida e ambiente, cadeia alimentar, tempo geológico. • Numeração: a unidade de milhar

• Escrita, comparação e decomposição de números naturais.

• Regularidades presentes no sistema de numeração decimal

• Números pares e ímpares

• Números ordinais

• Multiplicação simples

• Tabuada (organização e início da memorização) Estimativa e cálculo mental

• Medidas de litro

• Medidas de massa

• Medidas de comprimento

• Medida padronizada de tempo: comparação entre diferentes instrumentos utilizados para marcar o tempo; leitura de horas em diferentes relógios; estimativa de hora, meia hora e minutos: calendário.

• Medida de temperatura

• Tabelas: montagem e interpretação. • Paisagens brasileiras

• Rios, mares e oceanos brasileiros

• Mata Atlântica: fauna e flora

Objetivos

• Ler, interpretar, apreciar e discutir textos literários e não literários, considerando a função social dos mesmos.

• Ler depoimentos, identificando-os como fonte de informação e expressão de idéias.

• Observar e fazer uso progressivo dos sinais de pontuação que marcam os diálogos nos textos narrativos e da letra minúscula em títulos, inícios de frases e nomes próprios.

• Revisar aspectos notacionais nas produções de textos como procedimentos necessários a eficiência da comunicação escrita.

• Aperfeiçoar o traçado correto da letra cursiva

• Separar corretamente as palavras em um texto

• Observar a existência de regras ortográficas em nosso sistema de escrita. • Observar atentamente ambientes, situações, materiais e seres vivos, para deles obter informações.

• Recorrer a fontes diversas (observação, experimentação, entrevista, pesquisa bibliográfica, entre outros) para obter informações complementares ao que se está estudando.

• Ler e interpretar registros de imagens (figuras, fotos, mapas, gráficos de barras e maquetes) ou informações científicas obtidas a partir da leitura de textos realizadas por outros ou por si mesmo.

• Expressar hipóteses, idéias, resultados de observações e conclusões oralmente ou por meio artístico (desenhos, música ou representações teatrais, por exemplo).

• Produzir pequenos textos que sintetizem conhecimentos adquiridos.

• Ler e escrever números naturais até milhar (?)

• Perceber regularidade da escrita numérica e do sistema de numeração decimal

• Compreender as regras do sistema de numeração decimal por meio da decomposição de números naturais.

• Conhecer e estabelecer relações entre unidade, dezena, centena e unidade de milhar.

• Localizar um número na reta numerada, percebendo regularidades.

• Identificar números pares e ímpares

• Aplicar em situações cotidianas o conhecimento sobre números ordinais

• Associar a multiplicação por meio do algoritmo convencional, com auxilio do quadriculado.

• Compreender as ideais envolvidas na divisão por meio de situações problemas e jogos.

• Identificar dados essenciais para resolução e elaboração de problemas

• Criar, utilizar e justificar diferentes processos para resolver problemas.

• Conhecer as medidas de massa e estabelecer relação entre elas

• Introduzir a idéia de litros e mililitros

• Conhecer a unidade utilizada para medir temperatura

• Identificar unidades de medida de cumprimento e a relação entre elas

• Conhecer e comparar os diferentes instrumentos utilizados para marcar o tempo.

• Ler e interpretar informações contidas em imagens

• Produzir textos escritos a partir da interpretação de gráficos e tabelas.

• Interpretar e organizar listas, tabelas e gráficos de barras simples, para comunicar as informações obtidas em pesquisa. • Descrever a importância dos mares para os seres humanos

• Conhecer diferentes paisagens vegetais brasileiras.

• Conhecer a história da Mata Atlântica

• Descrever a relação existente entre os elementos da natureza tendo como exemplo a Mata Atlântica

• Reconhecer a importância de preservar e cuidar daquilo que pertence a todos

• Formar uma consciência ecológica

RECURSOS O projeto terá como eixo os conteúdos da disciplina de Ciências. A partir deste contexto serão elaboradas atividades que integrem os conteúdos de outras áreas de conhecimento como Língua Portuguesa, Matemática e Geografia.

Serão elaboradas fichas com diferentes tipos de textos informativos e com atividades de sistematização. Durante o projeto as crianças terão acesso a diferentes tipos de leituras (textos informativos, contos, fábulas, etc) além de estratégias como pesquisas, trabalhos em grupo e em dupla de maneira a propiciar um espaço de argumentação, de opinião, de interação como a aprendizagem.

A temática propicia também a utilização de mapas e apresentação de vídeos como fonte visual importantíssima para a aprendizagem

Bibliografia programada:

• Procura-se! Galeria de animais ameaçados de extinção – Companhia das Letrinhas

• Contos de bichos do mato – Ricardo Azevedo/ Editora Ática

• Amigos da onça – narrativas do folclore – Ernani Ssó/Companhia da Letrinhas

• Zoonário – Antonio Barreto/Mercuryo

• Diário de um Papagaio – uma aventura na mata atlântica – Lalau e Laurabeatriz/ Cosacnaif

• Como contar crocodilos – histórias de bichos – Margaret Mayo/ Companhia das Letrinhas

Livros de Apoio:

• Ler e escrever – PIC – projeto intensivo no ciclo

• Planos Curriculares (SEFRAN)

Vídeos:

• Tainá, uma aventura na Amazônia

ESTUDO DE MEIO Sabemos o quanto um estudo de meio torna significativo à aprendizagem. Assim para contextualizar e aproximar o aluno do conteúdo que está sendo estudado é importante um estudo de meio que possibilite o contato com este conhecimento adquirido:

Sugestão de estudos de meio:

Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo - http://www.usp.br/mz/visitas/info_geral.html

TEMPO ESTIMADO O projeto terá seu início na última semana do mês de agosto e contará a principio com três dias da semana para o seu desenvolvimento (segundas, quartas e quintas) além de um dia no laboratório de informática (sexta feira). Esses dias priorizaram a interdisciplinaridade como base do trabalho e possibilitam que nas outras aulas sejam trabalhados os conteúdos não articulados ao projeto.

Seu término está previsto para novembro após a semana de avaliação.

Perfazendo assim 14 semanas de trabalho.


AVALIAÇÃO O projeto terá uma avaliação continua e processual e durante sua realização serão elencadas atividades diversificadas com pequena pontuação (de 0 a 2,0) compondo assim juntamente com uma prova mensal e outra trimestral a nota do aluno.

Será levado em conta a participação do aluno nas atividades individuais, em dupla e grupo; a execução das atividades de sistematização (caderno, fichas, livros) bem como suas atitudes frente aos diferentes recursos utilizados no decorrer do projeto.

As atividades avaliativas mensais serão realizadas no mês de outubro (de 01 a 10) e as atividades avaliativas trimestrais no mês de novembro (de 14 a 24). Os pesos das avaliações serão definidos no período após análise das atividades de processo. Podendo valer de 0 a 10 ou como composição de nota.

Ao término do projeto será realizada uma auto-avaliação a qual não será dada peso algum.